17/05 - Criminosos roubam carro com menino de 4 anos dentro em Santa Cruz

Um menino, de 4 anos, foi levado por criminosos após a mãe ser rendida e ter o carro levado na noite desta terça-feira (16), em Santa Cruz, zona oeste do Rio. O crime ocorreu próximo ao Hospital Pedro II, por volta das 22h40. A mãe havia deixado a unidade e seguia para outro hospital em busca de atendimento para a criança, que estava passando mal. A vítima foi abordada por dois suspeitos e não teve tempo de retirar o menino da cadeirinha no banco traseiro do veículo. Ela conta que foi puxada para fora do carro e não reagiu, apenas pediu para retirar o menino. A dupla não atendeu ao pedido e arrancou com o carro. Em desespero, a mãe da criança chegou a correr atrás do veículo. Nesse momento começava uma perseguição que só terminaria cerca de duas horas mais tarde, em Bangu, também na zona oeste da cidade. A polícia foi acionada e um cerco foi montado na região para tentar localizar o menino. PMs do BPVE (Batalhão de Vias Expressas) viram o carro passar na avenida Brasil e iniciaram uma perseguição. A Polícia Militar nega que tenha ocorrido confronto, mas há marca de uma perfuração no capô do automóvel. O carro foi encontrado a 25 km do local de onde foi levado, na estrada do Taquaral, próximo a comunidade Vila Aliança, em Bangu. Segundo a PM, os assaltantes conseguiram fugir.

17/05 - Secretaria de Trabalho inaugura Sine em Campo Grande

A Secretaria de Trabalho e Renda dando continuidade ao processo de renovação e adequação das unidades do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ), anuncia a inauguração, na sexta-feira (19/5), da nova agência no West Shopping, em Campo Grande, Zona Oeste do Rio. Outras quatro unidades já têm contrato assinado e inauguração prevista para maio e junho em shoppings da Capital. O novo Sine irá oferecer acesso ao Seguro-Desemprego (SD) e Intermediação de Mão de Obra (IMO). Na página da secretaria, o trabalhador poderá acessar os endereços das agências e quais serviços elas oferecem ao cidadão (http://www.rj.gov.br/web/setrab). O novo posto será na Estrada do Mendanha, 555, Loja 285, Piso L2, Campo Grande, em substituição ao que funcionava na Av. Cesário de Melo, 3321, no mesmo bairro.

17/05 - Prefeitura planeja retorno de ações sociais no Complexo do Alemão

A Prefeitura do Rio segue no planejamento para o retorno de diversas ações sociais no Complexo do Alemão. A subsecretária de Esportes e Lazer, Patrícia Amorim, esteve, nesta terça-feira (16/05), na Vila Olímpica Carlos Castilho, com o objetivo de ouvir os moradores sobre projetos desejados para o local. Ao lado do superintendente regional de Inhaúma, Romildo Jucá, e do administrador regional do Complexo do Alemão, Cláudio Medeiros, ela conversou com a população, lideranças comunitárias e alguns professores, que atuam na unidade.

17/05 - Cooperativa de reciclagem será instalada na Rocinha

O programa De Olho no Lixo ganhou espaço para instalação de uma cooperativa de reciclagem na Rocinha, na Zona Sul. Um muro de 36 metros de comprimento pintado pelo grafiteiro Carlos Esquivel, o Acme, que tem obra no Boulevard Olímpico, marcou o início do trabalho. O projeto ambiental, que atua em ações para a redução do descarte irregular de resíduos sólidos e seus impactos, tem o objetivo de sensibilizar a consciência ambiental nos moradores.

15/05 - CEJM promove Cine Debate sobre reforma psiquiátrica

O Centro de Estudos do Instituto Juliano Moreira, na Taquara, realiza, nesta quarta-feira (17/05), às 14h, um Cine Debate sobre a luta antimanicomial. O filme escolhido para ser exibido é "Nise: O coração da Loucura", uma produção nacional do diretor Roberto Berliner. O longa conta a história da psiquiatra alagoana Nise da Silveira (Gloria Pires), que ao voltar a trabalhar em um manicômio no subúrbio do Rio de Janeiro propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes, assumindo o abandonado setor da terapia ocupacional. Em vez do eletrochoque, usa a arte e o carinho como ferramentas para cuidar e reabilitar os pacientes. Após a exibição do filme, haverá roda de conversa com a professora Tatiana Gomes da Silva, que irá discutir temas como a reforma psiquiátrica, a relação terapêutica entre usuário e profissional da atenção psicossocial e o avanço da atividade terapêutica. Com limite de 50 vagas, a sessão será gratuita. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3432-2403. O Centro de Estudos Juliano Moreira fica na Estrada Rodrigues Caldas, 3.400, edifício-sede, 3º andar, auditório B.

15/05 - Prefeitura atende moradores do Complexo do Lins de Vasconcelos

A equipe da Superintendência Itinerante do Méier participou, no último sábado (13/05), de uma ação social voltada aos responsáveis dos alunos do Centro de Integração Social Santo Agostinho (CISSA), entidade que presta Educação Infantil, Ensino Fundamental e atividades artísticas, culturais e esportivas para cerca de 500 crianças e adolescentes da comunidade do Lins de Vasconcelos. A ação teve como objetivo prestar e colher informações para facilitar o acesso daquelas pessoas aos serviços da prefeitura. As demandas colhidas estão sendo encaminhadas aos órgãos municipais para providências.

15/05 - Mercado da Uruguaiana terá posto de fiscalização 24h

O mercado popular da Uruguaiana, no Centro, vai receber um posto integrado de fiscalização que funcionará 24 horas, além de um sistema de câmeras monitoradas pelo Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal do Rio de Janeiro (GM-Rio). Com a iniciativa, a Prefeitura do Rio busca agilizar as ações de ordenamento e até contribuir com investigações de possíveis atividades criminosas, como contrabando, venda de produtos falsificados, tráfico de drogas e roubo de cargas. A intenção é que o espaço seja usado como base para guardas municipais, fiscais da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF) e equipes das Polícias Militar e Civil. Propostas pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), as novidades fazem parte do projeto de revitalização que está sendo elaborado pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação.

15/05 - Furto de cabos de energia afeta circulação de trens nesta segunda

O furto de cabos de energia voltou a afetar a circulação dos trens pela quarta vez desde a última semana. Na manhã desta segunda-feira (15), o crime ocorreu próximo à estação Praça da Bandeira e foi registrado pelo Centro de Controle Operacional da SuperVia por volta das 3h30. Por conta disso, as composições dos ramais Deodoro, Santa Cruz e Japeri precisaram aguardar ordem de circulação ao passarem pelo trecho entre as estações São Cristóvão e Praça da Bandeira, o que provocou atrasos na circulação dos trens.

15/05 - Apartamento do governador Pezão é assaltado no Leblon

O apartamento do governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, que fica na rua Rainha Guilhermina, no Leblon, foi assaltado na última quarta-feira (10). A delegada Monique Vidal, titular da 14ª DP (Leblon), determinou o registro da ocorrência e já pediu as imagens do local para identificar os suspeitos. A notícia do assalto foi publicada inicialmente pelo jornal "O Dia" e confirmada pelo G1. De acordo com o jornal, o apartamento foi invadido e roubado por homens encapuzados e armados. Os criminosos levaram vários objetos de valor, como computadores. Ainda segundo a publicação, vizinhos contaram que o governador não aparece no imóvel há pelo menos quatro meses.

15/05 - Rio lidera entre capitais com maior índice de hipertensos

A hipertensão já atinge 25% da população brasileira, inclusive crianças e adolescentes, e o Rio de Janeiro lidera o ranking das capitais com maior incidência de hipertensos no país. De acordo com pesquisa da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), feita pelo Ministério da Saúde, cerca de 31% dos entrevistados na cidade do Rio foi diagnosticado com hipertensão. A mesma pesquisa mostra que o problema cresceu nos últimos 10 anos no país. Em 2006, 22,5% da população brasileira era hipertensa. Em 2016, esse percentual subiu para 25,7%, registrando um aumento de 14,2% no período.

09/05 - Eike Batista é flagrado almoçando em restaurante em Copacabana

O empresário Eike Batista almoçou hoje no restaurante A Marisqueira, em Copacabana, na Zona Sul do Rio. Ele está em prisão domiciliar desde o dia 30 de abril graças a uma decisão do ministro do STF Gilmar Mendes.Acusado de participação no esquema de pagamento de propina envolvendo o ex-governador Sérgio Cabral, o empresário foi preso no dia 30 de janeiro. Entre as medidas cautelares que ele deveria obedecer em prisão domiciliar está o recolhimento domiciliar integral. O juiz ainda descreve que o descumprimento dessas medidas acarretará a volta da prisão.

09/05 - Três pessoas ficaram feridas em tiroteio na Vila Cruzeiro

As vítimas são um PM, um morador e um suspeito de tráfico de drogas. Por causa desses confrontos, 1275 alunos estão sem aulas nas proximidades da comunidade, no bairro da Penha. Também há relatos de confrontos na Cidade de Deus e na Mangueira.

09/05 - Alcides Kenga assume direção de harmonia da Unidos de Bangu

O diretor Alcides Kenga iniciou sua trajetória no samba como ritmista, depois passou a desfilar em alas e comissão de frente, antes de chegar a ser chefe de ala e diretor de Harmonia. Ele passou pelas escolas de sambas Mocidade Independente de Padre Miguel, Estácio de Sá, Unidos do Viradouro, Unidos do Porto da Pedra, Acadêmicos da Rocinha e Unidos de Padre Miguel. Em 2015, ele trabalhou como diretor de Carnaval da Lierj e foi responsável pela organização dos desfiles na Intendente Magalhães.

09/05 - Celsinho da Vila Vintém volta para presídio em Bangu

A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio (Seap), informou que o traficante Celso Luiz Rodrigues, o Celsinho da Vila Vintém, retornou para a Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino, o Bangu 1 na manhã desta terça-feira (9). De acordo com a Vara de Execuções Penais, Celso estava no presídio federal de Porto Velho, em Rondônia, mas o prazo para sua permanência acabou, o que ocasionou o seu retorno.

08/05 - Blindado é utilizado para transportar traficantes para Cidade Alta

O Jornal O Globo publicou a denúncia de que policiais militares teriam recebido R$ 1 milhão para levar bandidos de volta à comunidade dentro de um veículo blindado da corporação. A suspeita é de que PMs estariam atuando em benefício da quadrilha que atua na Cidade Alta. Todas as armas apreendidas são da facção que tentou tomar os pontos de venda de drogas, assim como os mortos e os presos na operação. Nove policiais foram transferidos do batalhão de Olaria após o intenso confronto da semana passada.

08/05 - Rio tem domingo de atos contra a violência na Zona Norte

A ideia da caminhada partiu de uma moradora do bairro. A analista de sistemas Raquele Gariazzi conta que se cansou de reclamar apenas pelas redes sociais e decidiu chamar a atenção das autoridades:

08/05 - Prefeitura promove ação social na Vila Aliança

A comunidade da Vila Aliança, em Bangu, recebeu neste sábado (06/05) a ação social "Cuidando das Pessoas". O evento foi realizado pela Superintendência Regional de Bangu com apoio de diversas secretarias municipais e estaduais, além de parceiros da rede privada. O prefeito Marcelo Crivella prestigiou o evento e homenageou a mãe mais idosa da comunidade, lembrando a todos que este mês a prefeitura promove ações em comemoração ao Dia das Mães. No total foram 29 tendas de serviços gratuitos, como emissão de carteira de identidade, cadastro para o Bolsa Família, orientações jurídicas, teatro infantil, corte de cabelo, massagem, orientações para primeiro trabalho e estágio, vacinação para maiores de 60 anos, biblioteca infantil, orientações odontológicas e atividades de dança, alongamento e apresentação musical da Banda do Exército, grupo de samba da Comlurb, flautista e a cantora gospel Francine Rocha.

05/05 - Areninha Carioca de Bangu realiza feira gastronômica

A Areninha Carioca Hermeto Pascoal, em Bangu, realiza, a partir das 16h desta sexta-feira (5/06), a 2ª edição da Feira Lona Gastronômica. Até domingo (7), o público poderá curtir músicas do DJ Éder Fernandes, bandas convidadas e expositores de gastronomia, cervejas artesanais, moda e acessórios. A entrada é gratuita. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone 3332-4909. A Areninha Hermeto Pascoal fica na Praça 1º de Maio.

05/05 - Evento Mãe Carioca amanhã em Campo Grande

A Prefeitura do Rio de Janeiro vai homenagear as mães com uma série de eventos durante todo o mês de maio. Para dar início às comemorações, será lançado, neste sábado (6/05), no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, o Mês da Mãe Carioca. A ação, que acontece das 9h às 15h, terá programação variada, com atividades esportivas e culturais, vacinação contra gripe, encaminhamento para emprego, além de serviços ligados à beleza e à saúde da mulher, como corte de cabelo, limpeza de pele, prevenção de doenças, entre outros. Veja no site http://prefeitura.rio/web/gbp/maecarioca a programação durante todo o mês de maio.

05/05 - CCBB recebe exposição gratuita de artistas cubanos

O CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) recebe até agosto a exposição “Los Carpinteiros: Objeto Vital”, dos artistas cubanos Marco Castillo e Dagoberto Rodríguez. A dupla é conhecida pelo forte apelo social, pela crítica ácida, sagaz e bem-humorada de suas obras. Os artistas questionam a utilidade das coisas e exploram o choque entre função e objeto. A exposição, que tem entrada franca, é composta por mais de 70 obras: desenhos, aquarelas, esculturas, instalações, vídeos e obras site specific. O público poderá acompanhar todas as fases do coletivo, desde a década de 1990 até obras inéditas, feitas especialmente para a exposição no Brasil, a partir de ideias e desenhos anteriores. A curadoria é de Rodolfo de Athayde, da Arte A Produções.

05/05 - Justiça quer reduzir superlotação em unidades de internação de jovens

A justiça homologou um acordo para que seja criada uma central de vagas para o cumprimento de medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei. O acordo foi firmado nesta quinta-feira (4) entre a Defensoria Pública do Rio, o Ministério Público e o Governo do Estado. A juíza da Vara de Execuções de Medidas Socioeducativas da capital, Lucia Glioche, determinou que o Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas) cumpra a medida em, no máximo, 30 dias. A decisão foi tomada depois de um ofício da direção do Educandário Santo Expedito, que fica ao lado do Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste, relatar o colapso da unidade de internação de adolescentes infratores em razão da superlotação. O ofício também alertou para a possibilidade de uma rebelião de grandes proporções na unidade, que tem capacidade para 216 internos e abriga atualmente 526 adolescentes.

04/05 - Estado do Rio de Janeiro tem 1.128 vagas de emprego

São 353 chances para deficientes, sendo 90 para Vendedor de Comércio Varejista, 70 para Repositor de Mercadoria, 20 para Embalador à Mão, 50 para Atendente de Lanchonete, 11 Auxiliar nos Serviços de Alimentação, dez para Copeiro, 14 para Faxineiro, oito para Cobrador Interno e 70 para Operador de Caixa. Na Capital, são 696 vagas, com destaque de 100 para Operador de Telemarketing Receptivo, 70 para Repositor de Mercadorias, 70 para Repositor, 55 para Operador de Telemarketing Ativo, 50 para Armazenista, 28 para Motorista de Caminhão, 51 para Atendente de Lanchonete, 39 para Vendedor de Comércio Varejista, entre outras. A Região Serrana tem 26 oportunidades, com cinco para Costureiro na Confecção em Série, seis de Costureiro à Máquina na Confecção em Série, duas para Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, uma para Cabeleireiro, uma para Barbeiro e uma para Empregado Doméstico nos Serviços Gerais. No Médio Paraíba, são 14 chances e nas Baixadas Litorâneas, oito vagas. As inscrições para se candidatar às vagas coletadas pela Secretaria de Trabalho e Renda podem ser feitas nos postos SINE/Setrab ou no site maisemprego.mte.gov.br.

04/05 - Nave do Conhecimento abre inscrições para cursos gratuitos de Cinema

As Naves do Conhecimento abriram, nesta quarta-feira (3/05), as inscrições para concorrer a vagas no inédito Curso de Qualificação Introdutória de Cinema, que terá turmas de Roteiro, Direção, Fotografia para cinema e Edição (Montagem e Som). Com três meses de duração, os cursos serão realizados aos sábados, na Nave do Conhecimento de Triagem (Rua Bérgamo, 320, Bairro Carioca), com início marcado para o próximo dia 20. As inscrições devem ser feitas no site das Naves do Conhecimento. Ao longo do curso os alunos produzirão filmes, participarão de um concurso e os vencedores poderão exibir suas produções em Londres, na Inglaterra.

04/05 - Cantor Arlindo Cruz permanece internado após sofrer AVC hemorrágico

O cantor e compositor Arlindo Cruz, 58 anos, está internado há 49 dias no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da Casa de Saúde São José, no Humaitá, zona sul do Rio de Janeiro. O artista passou mal em casa no dia 17 de março último, quando se preparava para seguir para São Paulo, onde cumpriria uma agenda de shows.Os médicos ainda não podem informar se ele ficará com sequelas. O sambista foi levado às pressas para o Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Barra da Tijuca, onde foi constatado que havia sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. De lá, foi transferido para a Casa de Saúde São José. No hospital, o músico passou por uma cirurgia de instalação de um cateter cerebral, com o objetivo de monitorar sua pressão intracraniana. Arlindo Cruz foi submetido também a uma traqueostomia para facilitar a respiração através da garganta. Em nota, o hospital informou hoje que estado de saúde do paciente é considerado estável e ele continua em processo de recuperação neurológica. De acordo com a equipe médica, sua evolução ocorre de forma gradual e ainda não é possível afirmar se o cantor ficará com sequelas. Os médicos informam ainda que estão avaliando a possibilidade de transferir o cantor para a unidade semi-intensiva.

04/05 - Guarda municipal é morto ao tentar impedir assalto na Quinta da Boa Vista

Um guarda municipal foi morto na manhã desta quarta-feira (4), após tentar impedir um assalto próximo a Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, zona norte do Rio. Danilo Gonçalves dos Santos, de 35 anos, estava à paisana e tinha acabado de sair da sede do Grupamento de Cães de Guarda, na Mangueira, onde trabalhava. A Guarda informou que ele havia saído de carona com um colega de serviço que o deixou na rotatória da Avenida Rotary Club, em frente à entrada principal da Quinta da Boa Vista. Segundo testemunhas, Danilo caminhava em direção ao condomínio de prédios onde fazia adestramento de cães, quando percebeu que, do outro lado da rua, na calçada do parque, um motociclista era rendido por assaltantes armados e a pé. O guarda usava uma arma e tentou socorrer a vítima. Houve troca de tiros e, de acordo com testemunhas, os assaltantes foram atrás de Danilo, que foi morto no local.

04/05 - Ministério Público cobra R$ 3,17 bilhões de Cabral e mais 29 réus

Preso desde 17 de novembro do ano passado e alvo de processos criminais na Justiça Federal, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB) responde agora a uma ação civil pública na Justiça Estadual do Rio. O processo cobra do peemedebista e mais 29 réus a devolução de R$ 3,17 bilhões ao Estado do Rio, referentes a supostas irregularidades no contrato de implementação da Linha 4 do Metrô, que liga Ipanema (zona sul) à Barra da Tijuca (zona oeste). O Estado gastou com a obra R$ 9,22 bilhões — segundo o Ministério Público, 34,3% do valor correspondeu a propinas. Os valores foram atualizados monetariamente. O ex-governador e a maioria dos réus são responsáveis solidários — se forem condenados e tiverem patrimônio suficiente, ficarão responsáveis pela devolução do valor integral. A ação foi proposta pelo Ministério Público do Estado do Rio, por meio da 4.ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania da Capital. O Ministério Público requereu a indisponibilidade de bens dos acusados e a condenação dos réus ao pagamento de danos morais coletivos no valor mínimo de R$ 30 milhões. A quantia corresponde a aproximadamente 1% do dano. A ação tramita na 6ª Vara de Fazenda Pública da Capital, que não se manifestou sobre os pedidos.

04/05 - Secretário de Segurança pede ajuda financeira ao Governo Federal

O secretário de estado de Segurança, Roberto Sá, pediu ao Governo Federal uma ajuda de R$ 8 milhões para reforçar a segurança do estado do Rio. De acordo com Roberto Sá, com a verba, 1800 policiais poderão ser deslocados para 17 áreas integradas, entre batalhões e delegacias. O pedido foi feito durante uma reunião com o secretário Nacional de Segurança Pública, general Carlos Alberto Santos Cruz, na manhã desta quinta-feira (4). O general Santos Cruz não garantiu o repasse da verba, mas afirmou que avalia o deslocamento de, pelo menos, 100 homens da Força Nacional ao estado. O número pode chegar a 350, dependendo da necessidade.

04/05 - Secretaria de Trabalho abre seis agências em shoppings

A Secretaria de Trabalho e Renda, inaugura, nesta sexta-feira (5/5), às 11 horas, a nova agência do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ), no Shopping Jardim Guadalupe . Outras cinco unidades já têm contrato assinado e inauguração prevista para maio e junho em shoppings da capital. Com a medida, a secretaria facilita o acesso do trabalhador aos postos que passam a funcionar em áreas centrais. Os contratos de uso dos espaços são sem ônus para o Estado. A ideia é substituir alguns postos antigos por unidades em locais onde o trabalhador terá acesso mais fácil, melhores condições de atendimento e de segurança. A nova agência vai substituir a unidade que funcionava na Rua Carolina Machado s/n, em Madureira.

04/05 - Estado manda RioCard suspender Passe Livre de 27 mil estudantes

A Secretaria Estadual de Transportes pediu à RioCard para suspender, a partir de segunda-feira, o Passe Livre dos estudantes das redes municipais e federal de ensino que utilizam ônibus intermunicipais, barca, trem e metrô. Motivada pela crise financeira do estado, a medida prejudicará cerca de 27 mil alunos. O benefício será suspenso sem aviso prévio de 30 dias.